Programa Científico

Prezado Colega,


A Comissão Organizadora tem o imenso prazer de convida-lo para o 27º Curso Continuado de Videocirurgia Araçatuba que será realizado de 29 a 31 de julho de 2020. Este curso tem o apoio científico e reconhecido pelas principais Sociedades Cirúrgicas: Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), Associação de Coloproctologia do Estado de São Paulo (ACESP) e Sociedade Brasileira de cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (SOBRACIL). O curso de Araçatuba faz parte do programa de ensino continuado da Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP).


Este ano estamos inovando com a introdução do 1º Curso de Linfadenectomia Pélvica Lateral.


Contamos com a presença de Professores renomados e Colaboradores com grande experiência nesta área, para proporcionar o melhor treinamento em Videocirurgia.


O curso tem duração de três dias e a finalidade principal é oferecer treinamento e aperfeiçoamento prático intensivo em Videocirurgia. O Treinamento é dividido em parte Teórica e Prática. Na parte Teórica são abordados temas relevantes e controversos das técnicas cirúrgicas de Videocirurgia e como utilizar e otimizar o uso dos instrumentais, equipamentos, pinças de energias e grampeadores. A parte Prática é realizada no Centro de Treinamento com utilização de caixas de exercícios onde são treinados diferentes tipos de nós, suturas, anastomoses em peças de animais, e realização de gastrorrafia, gastroenteroanastomose, fundoplicatura, colecistectomia e treinamento de pinças de energias. Serão apresentados vídeos de técnicas operatórias em humanos e em animais com a padronização dos procedimentos cirúrgicos. Após o término do treinamento de endossuturas, os participantes estarão capacitados para realização dos procedimentos videocirurgicos em animais, conforme inscrição: Linfadenectomia Pélvica Lateral, Cirurgia Colorretal, Colecistectomia, Hernioplastia Parede Abdominal. Cada aluno realizará seu procedimento cirúrgico, sendo um animal por participante onde ele realizará todo o procedimento cirúrgico, e participará de outras cirurgias como auxiliar e na câmera. O curso oferece a oportunidade de utilização de diversos tipos de instrumentais laparoscópicos, grampeadores, fontes de energias, seladoras, sets de laparoscopias e de novas tecnologias, com orientação de profissionais técnicos especializados. Tudo isso com a participação das principais e mais importantes empresas especializadas de endogrampeadores, instrumentais e equipamentos de videocirurgia. Todo o treinamento prático tem orientação e supervisão permanente de Professores e Colaboradores para melhor aproveitamento e otimização do aprendizado.
 

O curso de Videocirurgia de Araçatuba é autorizado pela Comissão de Ética e Uso de Animais(CEUA) da Faculdade de Medicina FACERES e regulamentado pelo CONCEA conforme Lei Federal 11.794 de 2008 e normativas CONCEA nº 12 de 2013 e nº 19 de 2014. Ao final do curso após o término das cirurgias em animais, cada aluno receberá o certificado sendo obrigatório o cumprimento da carga horária teórico prática de 30 horas. Os fundamentos práticos adquiridos ao longo do curso proporcionarão aos participantes as condições necessárias para prosseguirem em seus aprendizados na Videocirurgia, em cursos de cirurgias ao vivo, com demonstração passo a passo das técnicas operatórias laparoscópicas, e com isso estarão se capacitando para realizar suas primeiras cirurgias laparoscópicas tutoradas, e contando com o apoio de nossos Professores e Colaboradores. 


O curso promove importante integração dos alunos, Professores, Colaboradores, representantes das empresas e o staff do curso, e uma agradável e descontraída parte Social.


Esperamos contar com sua presença no 27º Curso Continuado de Videocirurgia de Araçatuba.


Cordialmente, 

Comissão Organizadora

27° CURSO CONTINUADO DE VIDEOCIRURGIA DE ARAÇATUBA | 29 a 31 de julho de 2020 | Araçatuba - SP 

 

(18) 3622-3772- 3621-1883 | E-mail: videolap@terra.com.br

© 2020 | Todos os direitos reservados